A fitoterapia usa plantas e seus extratos para diversas situações, crônicas ou agudas. O conhecimento do potencial das plantas para as aplicações diversas está em evolução.
Como o excesso de peso vem aumentando na sociedade, muitas pessoas utilizam chás e fitoterápicos manipulados na tentativa de controle de peso. Mas será que funciona mesmo?
Um artigo da Universidade Federal de Sergipe apresentou um resumo bibliográfico sobre ervas e plantas mais utilizadas no Brasil para controle de peso e eles mostraram que o chá verde já possui evidências sólidas, com estudos em humanos já publicados. Mas não exagere, o uso excessivo pode trazer prejuízos a saúde, podendo causar taquicardia, ansiedade, enxaqueca e refluxo.
Mas outras ervas apresentam resultados experimentais. A carqueja, nesses em modelos experimentais, parece apontar sinais de possuir efeito benéfico no controle de peso. Mangaba, graviola falsa, capim cidreira e hibíscus, não apontam nenhum resultado direto sobre o peso.
Lembrando que o uso continuo ou sem acompanhamento especializado pode levar a intoxicação e danos a saúde.
Então, escolha sempre o equilíbrio na alimentação sem modismo, sem invenções mágicas para cuidar da sua saúde!
FONTE: Cercato LM, White PA, Nampo FK, Santos MR, Camargo EA. A systematic review of medicinal plants used for weight loss in Brazil: Is there potential for obesity treatment?. Journal of ethnopharmacology. 2015